Startup é o nome dado para classificar empresas novas, que trazem produtos inovadores para o mercado. Normalmente, estes negócios estão ligados a soluções tecnológicas e visam suprir uma demanda latente para o consumidor.
Apesar de ser um investimento que de cara enfrenta incertezas e riscos, são empresas com tendência de se tornar referência naquilo que fazem. Veja abaixo o que é e como funciona uma startup:
O que é uma Startup
De origem inglesa, a palavra startup deriva da palavra start, que significa começar. O termo é amplo e pode englobar desde empresas gigantes de tecnologia até os negócios em estágio embrionário, de desenvolvimento.
No entanto, esse termo também é mais comum de ser utilizado para mencionar os processos de criação e consolidação de uma nova marca, popularmente, na fase inicial.
Em síntese, são empreendimentos de grande potencial, com produtos ou serviços escaláveis, mas também com grandes riscos de investimento.
Características de uma Startup
Resumidamente, esse termo significa uma empresa em estágio de desenvolvimento e possui três características básicas:
- Modelo de negócio inovador;
- Escalável;
- Flexível;
Um modelo de negócio inovador é aquele capaz de propor ideias criativas e “fora da caixa”, visando solucionar problemas latentes do mercado. Em outras palavras, a startup é um ambiente que enxerga o mundo de outro ângulo, disposta a oferecer produtos que revolucionam e impactam positivamente as pessoas.
Já um negócio escalável é aquele que consegue crescer sem aumentar seus custos, proporcionalmente. Portanto, é a empresa capaz de ampliar seu faturamento em ritmo superior às despesas.
E por fim, um negócio flexível tem a capacidade de adaptação ágil. Ou seja, organiza seus processos de maneira dinâmica, com tomada de decisão rápida, se adequando à demanda do mercado.
Cenário de Startups no Brasil
Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Startups, existem 6 mil startups no país. Considerando as iniciativas que ainda não tem CNPJ, esse número cresce para 10 mil.
Segundo a Startup Base, 50% desses empreendimentos são negócios voltados para o mercado B2B e 72% são liderados por pessoas entre 25 e 40 anos. Ou seja, as startups brasileiras são, geralmente, empreendimentos jovens.
Estatísticas apontam que o número de startups vem crescendo, pelo menos, 20% ao ano.
Quais as fases de uma Startup?
O nascimento de uma startup é um processo complexo e intenso. Geralmente, os primeiros passos são:
1. Ideia inovadora
Um bom negócio começa com uma ideia inovadora. Portanto, identificar oportunidades e solucionar problemas latentes do mercado é essencial para que uma startup gere valor para o consumidor em questão.
2. Desenvolvimento de protótipo
Para que você saiba de maneira eficiente se a ideia tem futuro é importante testar. Assim, desenvolve-se uma versão básica para a solução, também conhecido como MVP (Produto mínimo viável).
3. Validação de hipótese
Depois de testar em um público reduzido, já é possível validar a hipótese e entender se a ideia possui viabilidade. Além disso, compreende-se o alinhamento do produto com as reais necessidades do cliente potencial.
4. Operação
Depois de testes, erros e acertos, chegamos a um produto útil e rentável. Ou seja, nesse momento a ideação se consolida e a empresa está preparada para expandir seu alcance. Por isso, todas as operações devem estar acontecendo de forma coerente.
5. Tração
Com operações bem definidas chagamos a fase de tração. Nessa fase a startup passa pela maturação, onde seu principal objetivo é crescer. O investimento em marketing e vendas é realizado, permitindo que sua solução seja conhecida e fortalecida no mercado.
6. Escalabilidade
O negócio amadurece e apresenta-se com domínio de mercado, consolidando clientes leais. Além disso, nessa etapa as vendas da startup continuam crescendo, focando em produtividade e melhoria constante.
7. Expansão
O estágio de expansão representa um negócio altamente escalável e estável, pronto para comercializar em novos canais de distribuição e ampliar os horizontes, observando cuidadosamente novos mercados para expandir.
Diferenças entre a Startup e uma empresa tradicional
Em primeiro lugar, o que diferencia uma startup de uma empresa convencional é a inovação. Em outras palavras, são negócios que não buscam seguir o modelo, pois lançam um olhar inovador sobre problemas comuns.
Além disso, startups são empreendimentos que crescem rapidamente e a sua escalabilidade é uma característica muito importante. A cultura organizacional da startup também se difere da convencional: os funcionários costumam ter mais liberdade de horário e autonomia para trabalhar.
Sobretudo, é um ambiente participativo, onde pode-se dar ideias e opiniões com mais facilidade, preocupando-se com a empresa como se fossem os donos.
Por fim, apesar de se diferenciar em diversos pontos, uma startup também precisa de investimento, planejamento, marketing e muita persistência para perseverar no mercado.
Diante desse cenário, surge o modelo de venture builder como a Smarten. Ou seja, utilizamos nossos próprios recursos de estrutura e de pessoas para sermos como uma “fábrica de startups” de tecnologia.
E aí, esse conteúdo ajudou você a entender melhor como funcionam as startups? Deixe um comentário ou compartilhe com alguém que precise saber disso também!