Product Market Fit ou PMF é o conceito dado para a combinação ideal entre “o que será vendido” e “para quem será vendido” antes de se começar a focar na escala de um produto.
Apesar de soar como uma tarefa relativamente simples, essa combinação é otimizada constantemente, por tentativas e ajustes. Entenda melhor sobre a aplicabilidade desse conceito:
O que é Product Market Fit
Product Market Fit, em tradução livre para o português, pode ser entendido como “adequação do produto no mercado”.
Ressignificando as falas do criador desse conceito, Marc Andreessen, contar com um bom PMF significa estar inserido em um mercado forte e, ao mesmo tempo, oferecendo produtos que satisfaçam o seu nicho.
Em outras palavras, é muito importante que a sua solução esteja suprindo as demandas latentes do mercado. Entretanto, estar nesta adequação depende de um entendimento profundo das motivações e necessidades do público-alvo.
Sendo assim, podemos entender o Product Market Fit como uma ferramenta que possibilita um mapeamento da sua posição no mercado. A partir disso, é possível criar uma relação entre o grau de demanda do consumidor e a adequação do produto oferecido pela empresa.
Como saber se um produto tem Product Market Fit
Para que você consiga definir o Product Market Fit é essencial conhecer profundamente as características do público que o negócio está imerso.
Entretanto, para saber se um produto possui PMF analisamos 4 aspectos básicos. Veja:
1. Reação positiva e espontânea de clientes
Uma das reações mais positivas para um produto está relacionada, por exemplo, com o compartilhamento da marca em uma roda de amigos. E por que isso é tão relevante? Pois significa que a solução é eficiente e pode ser de excelência para mais pessoas.
Não somente isso. Receber feedbacks positivos e espontâneos permitem entender melhor se o produto está integrando ao mercado, assim, deciframos a incógnita “meu produto é compatível com as dores do consumidor?”.
2. Facilidade e continuidade de vendas
Uma das regras essenciais para entender o andamento do produto no mercado é olhar para o processo de vendas. Ela é realizada de maneira fácil e contínua?
Quando construímos uma solução que supre dores latentes e desejadas pelos consumidores, o PMF é alto. Assim, as maiores barreiras de venda são rompidas e todo o processo percorre-se com maior fluidez.
3. Crescimento de vendas de forma natural
Um dos objetivos centrais de uma startup é aumentar a sua receita sem aumentar, na mesma proporção, os custos. Ou seja, em um produto com um bom Product Market Fit as suas vendas são naturais e o crescimento da empresa acompanha e atende a demanda existente.
4. Baixo índice de rejeição
De maneira geral, um bom produto possui baixo índice de rejeição. Em outras palavras, devemos ressaltar que o conceito de Product Market Fit deve estar atrelado ao alinhamento do seu negócio com as reais necessidades do público-alvo.
Qual a importância do Product Market Fit
O PMF é um importante guia para o desenvolvimento de um produto que resolve as dores da persona. Assim como também pode ser a ‘luz no fim do túnel’ nos resultados que desapontam.
Como? Muitas das vezes não basta desenvolver um produto qualificado. É preciso certificar-se de que ele estará inserido no nicho certo. Sobretudo, se você estivermos fornecendo a solução perfeita, no mercado exato e para a persona certa, o Product Market Fit está em alta.
Nesse caso, os resultados serão o combustível para a geração de outras oportunidades de negócio. Em síntese, é um conceito muito relevante para construção e consolidação de novas ideias.
Afinal, o mercado é competitivo, dinâmico e volátil. Portanto, para a sobrevivência de uma empresa, a análise e a aplicabilidade do Product Market Fit é essencial, auxiliando na obtenção de resultados positivos.
E então, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o PMF? Deixe um comentário! Aproveite para compartilhar este conteúdo com alguém que também gostaria de saber mais sobre esse tema.