O modelo de negócio SaaS B2B (Software as a Service for Business to Business) é baseado em oferecer recursos e funcionalidades para automação de tarefas rotineiras que rodam na nuvem, ou seja, 100% online. Isso inclui a gestão de dados e a digitalização de processos.
Assim, as empresas desenvolvedoras de softwares criam infraestruturas SaaS e vendem a capacidade de acesso a esses recursos para outras empresas.
A contratação dos serviços no modelo SaaS B2B pode ser feita conforme a necessidade do cliente, e essa é uma das vantagens desse modelo. Quando uma empresa utiliza ferramentas como Google, DocuSign ou Slack, por exemplo, ela está utilizando um SaaS.
Antes de tudo: o que é SaaS?
SaaS é a sigla de Software as a Service, que em português significa Software como Serviço. Ou seja, é um software que funciona através da tecnologia em nuvem e que pode ser acessado pela internet, de qualquer lugar do mundo.
As soluções em SaaS podem atender diversas categorias e segmentos de mercado. Aliás, a maioria dos softwares que utilizamos hoje para trabalhar, comprar e nos comunicar é um SaaS.
Mas para que o SaaS possa ser uma solução de fato, a empresa fornecedora da solução fica responsável por gerenciar remotamente a infraestrutura que faz tudo funcionar com segurança.
Essa infraestrutura inclui servidores e bancos de dados que garantem acesso estável e contínuo aos recursos do sistema através de uma conexão com a internet. Assim, os usuários de um SaaS podem acessar e usar o software de praticamente qualquer dispositivo conectado.
Talvez agora você queira fazer as contas de quantos SaaS vem utilizando diariamente. Você pode começar pelo seu provedor de e-mail, passando pelo serviço de armazenamento de arquivos e até o Whatsapp.
Como funciona o modelo de negócio SaaS B2B?
B2B é uma sigla em inglês que significa Business to Business. Traduzindo, significa de Empresa para Empresa ou de Negócio para Negócio. Assim, B2B é um modelo de negócios no qual uma empresa vende para outras empresas.
Quando falamos de SaaS B2B, estamos dizendo que a solução foi criada por uma empresa para atender as necessidades de outras empresas.
Tipos de SaaS B2B de acordo com as funcionalidades
Um SaaS desenvolvido para atender o mercado corporativo (B2B) pode ter diferentes funcionalidades, de acordo com as necessidades do mercado que atende. Normalmente, essas necessidades estão relacionadas com:
- Customer Relationship Management (CRM): para gerenciamento de vendas e de informações dos clientes;
- Enterprise Resource Planning (ERP): para facilitar rotinas de gestão de processos do negócio;
- Gerenciador de Projetos: utilizado na gestão de materiais, recursos e equipes;
- Gerenciador Financeiro e Fiscal: para controle de contas a pagar e receber, com emissão de documentos fiscais e relatórios de gerenciamento;
- Gestão de Recursos Humanos: para agilizar rotinas relacionadas à gestão de pessoas;
- Repositório de Dados: para diversos processos e fases do ciclo de vida da informação.
Quais empresas são referência no B2B SaaS?
O modelo SaaS B2B se tornou tão corriqueiro em nossa rotina, que provavelmente você utiliza ou pelo menos já ouviu falar em algumas das soluções dessas empresas:
- Google;
- Microsoft;
- Dropbox;
- MailChimp;
- Zendesk;
- Salesforce.
Por que o modelo SaaS B2B vale a pena?
A adoção de um modelo de negócios SaaS B2B é tão vantajosa para quem o desenvolve e fornece, quanto para o usuário final. Os benefícios são diversos, então vamos explicar melhor os principais deles:
1. Flexibilidade e custo mais baixo
Quando uma empresa opta por um SaaS ao invés de um software tradicional, automaticamente está economizando. Isso acontece porque o SaaS pode ser executado em uma única infraestrutura.
Assim, as funcionalidades do SaaS são distribuídas por assinatura, o que permite dispensar a instalação de equipamentos de hardware e as taxas de adesão e licenciamento, reduzindo os custos do modelo.
Além disso, o SaaS também é mais flexível, já que a infraestrutura virtualizada oferece possibilidades de personalização dos recursos oferecidos, o que se reflete em escalabilidade. Ou seja, a solução pode ser dimensionada em função do crescimento da empresa contratante.
Outra vantagem é a possibilidade de avaliação gratuita, o que pode aumentar o nível de satisfação dos usuários. Clientes de SaaS podem usufruir dos serviços por um período específico, geralmente mensal, semestral ou anual. Além disso, os usuários podem interromper a assinatura a qualquer momento, sem comprometer a capacidade da infraestrutura.
2. Facilidade de uso e adaptabilidade
O modelo B2B SaaS foi criado para ser mais simples e funcional. Por não precisar do que chamamos de recursos legados (quando o software é instalado em um dispositivo ou hardware) ele não fica vulnerável ou exposto a interações prejudiciais de outros sistemas, nem do sistema operacional.
Normalmente, o uso do SaaS é liberado logo após uma rápida inscrição do usuário. Entretanto, alguns softwares possuem algumas camadas a mais de segurança, o que pode incluir autenticação multifatorial. Ainda assim, a adaptabilidade é uma vantagem possível graças à alta disponibilidade de rede, que garante a possibilidade de acessar o sistema e usufruir de seus recursos de qualquer dispositivo e em qualquer horário.
3. Previsibilidade de receita
Por ser um modelo por assinatura, o SaaS B2BM conta com o pagamento em recorrência. Por si só, essa característica aumenta a previsibilidade de receita, facilitando a gestão de recursos nas empresas que oferecem o serviço.
Para as empresas contratantes, o mesmo serviço por assinatura permite mais controle de custos, principalmente porque a responsabilidade de manutenção e atualização da infraestrutura é de responsabilidade da empresa fornecedora. Além disso, os clientes podem realizar upsell ou downsell conforme suas necessidades de uso.
4. Facilidade de atualização e de acesso ao suporte
O modelo SaaS B2B é estável a ponto de ser atualizado, pela maioria das empresas, sem comprometer a atividade do usuário no sistema. Além disso, o acesso ao suporte é mais ágil e facilitado através do próprio painel do usuário, podendo ser até mesmo imediato e irrestrito em alguns casos (disponível 24 horas, 7 dias por semana).
Agora que você sabe tudo sobre SaaS B2B, que tal compartilhar esse conteúdo com alguém que precisa saber disso também? Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário pra gente te ajudar!