O foco de uma Venture Builder é produzir sistematicamente novas empresas, fomentando o seu crescimento com recursos intelectuais e operacionais próprios.
Portanto, o objetivo principal é sempre inovar, trazer ideias para a realidade e valida-las. Afinal, ideia boa é ideia implementada! Conheça a fundo a o que é uma Venture Builder e como funciona:
O que é Venture Builder?
Também chamadas de “startups studios” ou “fábricas de startups”, elas atuam ativamente no business plan, assim como, validam hipóteses e inserem a ideia no mercado.
Uma Venture Builder cria, inova, valida, traciona e investe em novas ideias, fazendo com que a solução proposta projete uma experiência implacável no consumidor.
Em síntese, é um negócio que se envolve em cinco principais atividades:
- Identificar ideias
- Formar as equipes
- Acessar ao capital
- Fornecer os serviços
- Gerenciar os projetos
Além disso, a Venture Builder se dedicam em duas outras funções: empregar uma metodologia empreendedora e fornecer talento para agregar valor ao time.
O objetivo do modelo é dinamizar a evolução da Startup, reduzindo os custos e os riscos que envolvem a criação de um novo negócio. Sobretudo, a Venture Builder desenvolve desde o modelo de negócio até a criação do Mínimo Produto Viável (MVP), podendo tracionar e escalar soluções.
Como funciona?
De maneira convencional, uma Venture Builder está focada em desenvolver Startups do zero. Em suma, o modelo possui a combinação ideal entre o aporte operacional e intelectual, possibilitando que um produto inovador solucione as dores do consumidor.
O modelo de negócio é atual e adequa-se perfeitamente à geração 4.0 na qual vivemos. Desse modo, elas fomentam e se responsabilizam por todos os processos, desde infraestrutura física até recursos humanos.
Afinal, uma Venture Builder busca validar e implementar ideias inovadoras, rompendo os padrões tradicionais e impactando positivamente o dia a dia das pessoas.
Tipos de Venture Builder
- Corporative Venture: quando uma empresa atua como mentora e investidora em outra empresa;
- Fábrica de Produto: fornece um time de empreendedores para solucionar um problema, é comum, que nesse caso a Venture ganhe uma pequena participação, pois o negócio segue sua jornada sozinho.
- Venture Operacional: busca novos negócios para montar o compartilhamento de recursos, administração e desenvolvimento. Normalmente são acionistas majoritários.
- Venture Capitalista: busca originar startups visando fazer com que elas caminhem financeiramente. Assim, o venture capital é utilizado para o início e o lançamento e posteriormente, é impulsionado por capital externo.
- Venture Building para venda: é uma Venture Builder que cria uma startup pensando em sua venda e seus potencias compradores.
Benefícios de uma Venture Builder
Transformar boas ideias em produtos e levá-los ao mercado no timing exato, é uma tarefa que demanda tempo e esforços. Por isso, deixar nas mãos de quem entende do assunto pode ser uma oportunidade e tanto. Confira abaixo as vantagens de Startups criadas por uma Venture Builder.
Exploração de novos mercados
Para que o crescimento de novas corporações seja sustentável, é essencial encontrar uma fórmula replicável. Assim, utilizar os pontos fortes e se destacar pelos diferenciais no mercado, torna-se palpável.
Por mais que pareça fácil, na prática, muitas empresas não conseguem tirar as suas ideias do papel. Embora possuam soluções boas e rentáveis, o meio em que estão inseridas e a falta de maturidade de times pode gerar grandes empecilhos.
É aqui que a Venture Builder e seus propósitos nascem, para preencher essa lacuna. Elas têm a expertise para adentrar qualquer mercado, dos mais variados segmentos. Por isso, exploram e conduzem startups por um caminho rápido e inovador, decididos a conquistar o consumidor.
Ganho de agilidade
Essa expertise em desenvolver startups dos mais diversos segmentos nos mostra outra vantagem competitiva: conduzir os processos de forma organizada, escalável e ágil.
O core business de uma Venture Builder é transformar oportunidades em produtos reais, úteis e viáveis. Diferente de uma empresa tradicional, que entende a demanda e ainda precisa descobrir como fazer dessa oportunidade uma chance para o negócio.
Equipes preparadas
As equipes estão preparadas e certificadas para criar uma empresa do zero. Ou seja, a vantagem de ter profissionais especialistas e que sabem todos os processos de um desenvolvimento sustentável, é imensa!
Além disso, conta com um time treinado para lidar com resiliência em todas as etapas de criação de uma Startup, pivotando negócios com agilidade e baixo risco.
Valores de uma Venture Builder
A Venture Builder, da maneira que nós enxergamos, deve partilhar de 4 valores:
- Foco implacável no cliente
- Valorização de todas as pessoas
- Colaboração para prosperar juntos
- Crença na inovação e na ousadia de fazer diferente
Características de uma Venture Builder
- Empresa que desenvolve startups
- Networking muito forte
- Em busca da inovação
- Trabalho Hands-on
Em síntese, a Venture Builder desenvolve projetos promissores, oferecendo recursos intelectuais e operacionais. Também podem atuar no modelo Hands-on, inserindo-se em diversas esferas, bem como a estruturação física, jurídica e estratégica.
Além disso, são empresas que estão constantemente buscando por inovação, visando construir soluções cada vez melhores. Para uma Venture Builder o sucesso de um produto é algo que sempre pode ser superado.
E por fim, é um modelo de negócio com uma forte rede de compartilhamento, capaz de alcançar recursos de maneira mais eficiente. Nesse sentido, a dinâmica e a qualidade do networking é capaz de produzir grandes resultados.
Afinal, mais do que apostar em uma ideia inovadora, é preciso apostar no divisão de conhecimento, para multiplicar o trabalho em equipe. Juntos somos mais fortes e competitivos.
E então, conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre Venture Builder? Deixe um comentário ou compartilhe este conteúdo com alguém que precise saber disso também!